Vício que enfeia
Todo mundo sabe que fumar faz muito mal à saúde. E também à beleza. Por isso, se você é fumante, mas fez questão de ter um cabelo lindo, não resta alternativa a não ser largar o vício. O cigarro, além de estragar os fios e acabar com a saúde deles, deixa um cheiro horrível. Sem contar que é uma das principais causas da queda de cabelos nas mulheres.
Tudo isso acontece porque a nicotina diminui a circulação sanguínea e impede que o ferro, vitaminas, proteínas, aminoácidos e outros nutrientes cheguem à raiz dos fios. Para começar a aparecer os primeiros efeitos negativos, não é necessário muito tempo. Um ano de vício já é o suficiente.
Alteração na cor e na textura dos fios são os primeiros sinais da ação da nicotina nas madeixas. Como a fumaça do cigarro é oxidante, ela deixa o cabelo mais ressecado, frágil e sem brilho, potencializando o envelhecimento tanto do fio como do couro cabeludo. “Quem fuma sofre uma descamação maior da pele do couro cabeludo. Essas células mortas, somadas aos resíduos de químicas e produtos, asfixiam o bulbo, o que dificulta a nutrição e a lubrificação dos fios. Daí a aparência opaca e sem vida de muitos cabelos”, explica a terapeuta capilar Sheila Bellotti.
A boa notícia é que os efeitos nocivos do cigarro podem ser revertidos. Basta parar de fumar e logo as diferenças começam a surgir. Em três ou quatro semanas já é possível perceber as melhorias na aparência e na saúde dos fios. Para apressar ainda mais o processo, as ex-fumantes também podem apostar em tratamentos de limpeza profunda dos fios e do couro cabeludo.